Escolha uma Página

Olá, me chamo Vitor Costa, sou professor de Educação Física, formado em Licenciatura e Bacharel pelo Centro Universitário Augusto Motta. Fiquei muito feliz e aproveito para agradecer o convite da Soraya Farias em abrir este espaço para profissionais da área da saúde, de forma a somarem ainda mais na vida das pessoas. Através desse texto, mostrarei que você pode cuidar da sua saúde com pequenas mudanças de hábitos.

Bola de Gude

Lembro da minha infância, em que brincava de piques, jogava bola, jogava bolinha de gude, rodava pião, e tantas outras atividades que minha mãe tinha que ir me buscar na rua, senão não voltava para casa. Diferente dos dias de hoje que minha irmã tem que implorar aos meus sobrinhos que larguem o computador, o “tablete” e o vídeo game para brincarem na rua.

Este exemplo se tornou normal nos dias de hoje também na vida dos adultos, pois, para irmos comprar pão na esquina, irmos ao banco, pegar as crianças na escola, usamos o carro ao invés de irmos andando, também poderíamos usar as escadas ao invés do elevador, lavar o carro manualmente e tantas outras atividades que nos ajudariam a gastar um pouco mais de calorias. Hoje temos controle remoto para tudo, os manuais agora são automáticos e toda essa facilidade nos tem deixado mais preguiçosos. A tecnologia evoluiu muito e junto com ela, a praticidade em tudo e cada vez nos movimentamos menos.

Hoje, as nossas responsabilidades ou o que a própria sociedade nos impõe, nos levam a estudar cada vez mais, trabalhar muito, descansar cada vez menos, dormir praticamente nada, pois se quisermos alcançar nossos objetivos isso é necessário; e quando chegamos em casa, depois de um dia exaustivo, a única coisa que queremos é tomar banho, comer e dormir, e este último, quando dá. Aí te faço as seguintes perguntas:

Os problemas de saúde adquiridos com esta vida intensa, tais como obesidade, hipertensão, diabetes, problemas de coluna, joelhos e tantos outros problemas crônicos e agudos que aparecem, valem o esforço?

Vale à pena ter tudo no sentido de bens materiais e não ter saúde para aproveitar com sua família?

Correr na Praia

Infelizmente só percebemos o valor da saúde, quando ela começa a nos faltar, a dar sinais de quão frágil somos. Será que estamos planejando bem o nosso dia? Cuidar da saúde, pode ser mais fácil do que parece, sem ser chato como costumam dizer. Não necessariamente você precisa se matricular em uma academia ou determinar horários específicos para fazer exercícios físicos, cuidar da saúde não é uma coisa fechada em que só tem resultado se fizer tal coisa em específico. Temos é que mudar nossos hábitos, nos mexermos mais como: andar, correr, pular, agachar, alongar e tudo isso já esta incluso no nosso cotidiano.

A dica que eu deixo é… Programe seu dia com antecedência com horários para trabalhar, estudar, comer, dormir, descansar; e se não puder separar 30 minutos que seja para se exercitar, inclua as atividades diretamente nas suas obrigações.