O QUE O MEDO PODE FAZER POR VOCÊ?

Do que você tem medo? Aquele medo sério mesmo… Qual a situação que só de pensar te deixa completamente sem fôlego?

Se o medo for seu único guia, o que ele pode fazer por você é simples: matar todos os seus sonhos.

 

Medo é uma sensação que surge devido a consciência do perigo. Logo, nem todas às vezes que sentimos medo, temos razão de fato para ter o sentimento.

Na maioria das vezes, criamos situações aterrorizantes em nossa mente e passamos a temê-la fortemente, quando na verdade, se trata apenas de uma possibilidade ou em alguns casos, nem mesmo isso.

 

Que tal fazermos um exercício rápido agora mesmo? Pegue um rascunho ou mesmo o bloco de notas do celular ou computador e liste cinco coisas que você já deixou de fazer por medo.

Pode listar muito mais, caso lembre, mas no mínimo cinco, tenho certeza que irá se lembrar. Não importa o tipo de medo, desde que você tenha deixado de fazer algo que seria importante para você.

 

Talvez um corte de cabelo mais ousado que não aconteceu, por medo do que as pessoas poderiam falar ou ter escolhido uma profissão diferente da que gostaria por medo de não conseguir dinheiro suficiente para manter um padrão de vida, por exemplo.

Enfim… As situações são inúmeras e você não está sozinha. O ser humano passa boa parte da vida se privando de tomar decisões por puro e simples medo.

 

Isso é normal, pois na verdade, o medo tem uma função boa, a de segurança – ele serve para nos alertar e distanciar de situações onde nossa vida é ameaçada.

Entretanto, nossa sociedade moderna, fez o medo tomar proporções gigantescas, ocupando situações que pouco apresentam risco real para a sobrevivência e como consequência, tem muita gente por aí não vivendo quase nada, uma grande ironia.

 

Já sabemos que o medo paralisa, mata sonhos e nos faz ter comportamentos que ameaçam qualquer sinal de sucesso, então o que fazer com relação a isso? É possível não sentir medo algum?

Não, não é possível eliminar o medo da vida – ele é um instinto natural que tem a função de segurança e na medida certa é saudável. 

 

Parar de ter sonhos e grandes ambições então? Será que essa é uma alternativa razoável para se livrar do medo? Não sonhar para não se frustrar?

Absolutamente não! Nada de medidas radicais. O maior problema do medo em si é que não temos consciência do quanto ele pode ser paralisador

 

Mas uma vez que você entende isso, fica muito mais fácil trabalhar para superar qualquer desafio relacionado a esse tema.

E se quer minha opinião, uma das melhores armas contra os medos, receio e estagnação é ter uma autoestima saudável.

 

Quem tem autoestima não apenas gosta mais de si, como também confia mais em si e confiança é uma palavra chave para superar medos.

Curiosamente, os hábitos que fortalecem sua autoestima são comuns aos hábitos das pessoas bem sucedidas, que constroem a vida que desejam.

 

Use as situações que você listou na reflexão anterior como combustível: não vale a pena se privar de viver apenas por medo. 

E reforce essas atitudes em sua rotina, para construir uma autoestima e uma mente saudável daqui por diante:

 

Seja grata diariamente

– Visualize os resultados que deseja alcançar, como concretos

– Defina metas e objetivos, coerentes com sua capacidade e condição

– Pratique exercícios físicos e uma alimentação balanceada

 

E acima de tudo: não se julgue jamais por falhar ou alcançar menos do que esperava. Pense que o fracasso não é real, o que existem são apenas resultados abaixo da expectativa.

E no processo geral de construção de algo, todo resultado, mesmo o mais baixo, conta.

 

Preparei uma aula onde vamos conversar mais sobre como você pode lidar com o medo, com dicas práticas para você aplicar em sua vida – um ótimo exercício para sua autoestima e para a construção de sua autoconfiança.

 

Para assistir, inscreva-se aqui.

Te vejo lá, mandando todos esses medos embora.

Curtiu esse conteúdo? compartilhe com mulheres incríveis como você! E acompanhe os conteúdos que posto diariamente no Instagram @sorayafarias

 

Beijos

Soraya Farias 

 

 

Open chat
Quer desenvolver todo seu potencial?